segunda-feira, 19 de março de 2012

Memórias de criança.....árvore genealógica. Miguel Matos

 
Memórias de criança.....árvore genealógica.

Colagem Virtual que eu fiz  estes dias ... Minha mãe como uma Artista de Cinema, meu pai Oficial do Exercito Português, na India e depois em Moçambique, Família como nos Livros da Anita, sonho  sofisticado de Portugal além mar... de Bolos de Aniversário que minha mãe e avó faziam nas viagens pela Europa... naquela idade já conheciamos o Vaticano. No Brasil conhecemos muitas realidades da Amazônia a São Paulo.... dos quatro irmãos Felizes a Brincar em casa de Bonecas e Hoteis. Como nos cartões Postais amarelecidos com as fotos das carruagens Reais do Museu dos Coches de Lisboa. Eu vou Levar só as Lembranças Boas.







Vídeo Arte por Miguel Matos




Meus Avós Maternos e minhas tias, anos 30 na  cidade de Leiria ,Família, Oliveira Martins Filipe, Portugal.


Traje Típico do Minho, Portugal.

Reconstrução Virtual por Miguel Matos, fotografia de minha mãe, Maria João da Conceição Martins Filipe  Figueiredo Matos, quando tinha 4 anos  em 1941, com traje típico do Minho. Fragmentos das imagens trabalhadas e original.





Pinhal de Leiria anos 40, Portugal.

Minha Mãe Maria João da Conceição Martins Filipe Figueiredo Matos e meu Tio Jaime Martins Filipe. No Pinhal de Leiria nos anos 40. Na acidade de Leiria em Portugal. Com imagem trabalhada por mim...como minha mãe conta tempos de um Portugal de Sonho.



 Praia da Nazaré anos 40

Férias e sol nos tempos de verão onde o mar enrola na areia com a família toda reunida, minha mãe e meu tio Jaime, imagem trabalhada por mim.




 Praia da Nazaré anos 40

Férias e sol nos tempos de verão onde o mar enrola na areia com a família toda reunida, minha mãe e meu tio Jaime, imagem trabalhada por mim.





 Praia da Nazaré anos 40

Férias e sol nos tempos de verão onde o mar enrola na areia com a família toda reunida, minha mãe e meu tio Jaime, imagem trabalhada por mim.



 Praia da Nazaré anos 40

Férias e sol nos tempos de verão onde o mar enrola na areia com a família toda reunida, minha mãe na praia da Nazaré Portugal, imagem trabalhada por mim.




 Praia da Nazaré anos 40

Férias e sol nos tempos de verão onde o mar enrola na areia com a família toda reunida, minha mãe e meu tio Jaime, imagem trabalhada por mim.






Música Portuguesa

O mar enrola n'areia...

Música que estava bem na moda  de se ouvir na praia da Nazaré nos anos 40. Assim me conta minha mãe. E eu passei a minha infância a ouvir músicas como essas.







 Praia da Nazaré anos 40

Férias e sol nos tempos de verão onde o mar enrola na areia com a família toda reunida, minha mãe Maria João da Conceição Martins Filipe Figueiredo Matos, ainda criança.

 imagem trabalhada por mim.






Minha mãe Maria João da Conceição Martins Filipe Figueiredo Matos, em 1959 na cidade de Leiria.

Restáuro de foto por Miguel Matos




Minha Família, minha avó  Argentina Figueiredo de Matos, meu avô João Lorenço de Matos, minha tia Odil Figueiredo Matos e meu pai Raul Figueiredo Matos.
Portugal, anos 40





Meu Avô João Lorenço de Matos






Meu Avô João Lorenço de Matos
Comissário da P.V.T. , Polícia de Viação e Trânsito de Portugal.







Escultura em Pedra
de Miguel Matos 

Em 2003 fui passar uns meses no Mosteiro da Batalha em Portugal e foi lá que aprendi a fazer escultura em pedra, Para quem não sabe o Mosteiro de Santa Maria da Vitória é Patrimônio Histórico Mundial e também marco da constituição da Nacionalidade Portuguesa. 
Sou Português e minha família tens raizes que datam da constituição da Nacionalidade Portuguesa.
... Amo Portugal e o Brasil, e amo as coisas dos dois países, assim como Amo Moçambique, em todas as lembranças que tenho de África e minha infância. 


Escultura que mostro aqui é uma cariátide com desenho  que remete a escultura de  Modigliani , escultura Primitiva africana  e também pela forma do desenho  puramente inspirado no Estado Novo. ,
 arquitetura e arte e suas influências.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_Portugu%C3%AAs_Suave

 Cariátide aquela que carrega o peso.

Fotos e escultura em pedra calcária portuguesa, 2003, Mosteiro da Batalha, Portugal .

Por Miguel Matos




Num desenho que remete explicitamente a escultura e coisas de Amedeo Modigliani, a Escultura Africana e poesia do Olhar....

Pela fotografia que tirei explorando como podia a luminosidade afim de num jogo de sombra e Luz o desenho se realize. 


Miguel Matos





   
Escultura em pedra calcária portuguesa, 2003, Mosteiro da Batalha, Portugal .

Execução e desenho de  Miguel Matos







Meu Pai Raul Figueiredo Matos nos seus tempos de
Mocidade Portuguêsa. Anos 40 em Portugal.




Meu Pai Raul Fuigueiredo Matos, servindo o Exercito Português em Goa na India anos 50.


----------------------------------------------------------------------



Minha foto do tempo do Exercito Português na Povóa do Varzim. Acabei por fazer o exercito bem tarde com 27 anos. Fui o ultimo de minha família a fazer Serviço Militar em Portugal.
E mesmo tendo boa formação em casa acredito na formação Militar.



Minha foto do tempo do Exercito Português na Povóa do Varzim. Acabei por fazer o exercito bem tarde com 27 anos. Fui o ultimo de minha família a fazer Serviço Militar em Portugal.
E mesmo tendo boa formação em casa acredito na formação Militar.




Eu em 1970, Moçambique, África, onde eu Nasci.




Eu 1974, Portugal no comboio do Jardim Zoológico de Lisboa. Portugal.

Memórias de Portugal ... da minha infância 
Meus pais me contavam a seguinte rima popular infantil portuguesa....

Era uma vez um caçador furunfunfor, triunfunfor, misericuntor; 
e foi à caça furunfunfaça, triunfunfaça, misericuntaça;
e caçou um coelho furunfunfelho, triunfunfelho, misericuntelho;
e levou-o a uma velha furunfunfelha, triunfunfelha, misericuntelha;
e disse-lhe:
- Arranja-me esse coelho furunfunfelho, triunfunfelho, misericuntelho.
A velha furunfunfelha, triunfunfelha, misericuntelha,
comeu o coelho furunfunfelho, triunfunfelho, misericuntelho;
e veio o caçador furunfunfor, triunfunfor, misericuntor e disse:
- Ó velha furunfunfelha, triunfunfelha, misericuntelha!
Que é do meu coelho furunfunfelho, triunfunfelho, misericuntelho ?
- O teu coelho furunfunfelho, triunfunfelho, misericuntelho
comeu-o o gato furunfunfato, triunfunfato, misericuntalho.


"A Família dos Coelhos."
Imagem Miguel Matos




Eu e minha irmã Paula no primeiro Carnaval em Brasília , 1975. Brasil


E os anos se passaram e minha família dividida entre o Brasil e Portugal ... e todas as ferias ia ver meus avós em Portugal ....  Viajamos muito aos 6 anos eu já conhecia quase toda a Europa só faltando a Grécia e os países de Leste Europeu. 

Miguel Matos

Nascido em Moçambique, Português de pais Portugueses refugiado da Guerra Colonial no Brasil que vive e viveu em diversas cidades Brasileiras Brasília, Belém do Pará, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro , Fortaleza, Macaé, Rio das Ostras e em Portugal viveu em várias cidades, Porto, Lisboa, Montijo, Batalha, Leiria, Vale de São Mamede, Mira D´Aire, Vila de Alcochete.
 E atualmente moro no Brasil no Estado do Rio de Janeiro onde fixei residência permanente.



 Obrigado por sua visita a este Blog



Nenhum comentário:

Postar um comentário